CLOTILDE PEREZ
Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA USP, junto ao curso de Publicidade e ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação - PPGCom. Livre docente em Ciências da Comunicação pela USP. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC SP. Professora da PUC SP. Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica e presidente da ABP2 – Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade. Editora da Revista Signos do Consumo. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Chefe do Departamento de Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP. Fundadora da Casa Semio. Professora convidada na Universidad de Murcia, no máster de Tendencias Sociales, Universidad de Sevilha e Universidade Católica Portuguesa, no mestrado em Marketing e na Business School. Coordena o curso de pós-graduação Cultura Material e Consumo, perspectivas semiopsicanalíticas e é vice-coordenadora da pós-graduação em Estética e Gestão da Moda, ambos na ECA USP. Autora de Signos da Marca (2004, 2017), Mascotes, semiótica da vida imaginária (2011) e co-autora de Publicidade e periodização da vida (2019), Psicodinâmica das cores em comunicação (2006), Comunicação e Marketing (2003) e co-organizadora das obras Ontologia Publicitária: teoria, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria (2013), Hiperblicidade 1 e Hiperpublicida2 (2007). Autora de mais de 60 capítulos de livro, 50 artigos em periódicos científicos no Brasil e no exterior e mais de 100 artigos em jornais e revistas nacionais, além de ser colunista da revista Casa e Jardim