JOÃO BATISTA SIMON CIACO
João Batista Simon Ciaco, há mais de vinte anos atuando na área de marketing, João Ciaco iniciou sua carreira na Unilever, tento depois trabalhado na Eastman Kodak. Atualmente é diretor de publicidade e marketing da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina.
Sob sua gestão, a Fiat Brasil conquistou importantes títulos, como o de Anunciante do Ano em 2010, no 27o Prêmio Colunistas SP, e também em 2007, o Prêmio Caboré. Foi também em sua gestão que a Fiat Automóveis desenvolveu, no Brasil, o carro conceito Fiat Mio, apresentado em 2010, no Salão do Automóvel, em São Paulo. O projeto criou uma plataforma online para gerar uma discussão sobre o carro do futuro com os consumidores. Foram cerca de 11 mil ideias vindas de mais de 160 países que fizeram parte do briefing para a materialização do carro. Por sua inovação na comunicação com consumidores, em 2011 o case foi apresentado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Toda a estratégia de inovação que marca a gestão dos últimos anos é também fator relevante na conquista da liderança de mercado, que chega ao 12° ano em 2013, no Brasil.
Ciaco é graduado em engenharia e administração de empresas, com pós-graduação em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-SP) e doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É também pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS). Em 2012 foi o jurado brasileiro na categoria Creative Effectiveness no 59th Cannes Lions International Festival of Creativity e no New York Festivals. Em 2013 foi o presidente do júri de Efetividade Criativa do FIAP – Festival Iberoamericano de la Publicidad. É atualmente o presidente da ABA, Associação Brasileira de Anunciantes.
Livro:
A inovação em discursos publicitários: comunicação, semiótica e marketing